Niterói, Julho de 2023
Aos queridos irmãos e irmãs de comunidade, amados bispos, sacerdotes e diáconos, amigos, benfeitores e voluntários da Obra.
Ao completar 30 anos, não celebramos apenas a existência de um carisma, de uma vocação no tecido eclesial da nossa Igreja, mas também a vida de cada membro e de cada pessoa que passou pela história da Comunidade e que a levou ao mundo e deixou entre nós a sua experiência de amor vivido e partilhado com os irmãos.
Para nós, Família Santos Anjos, é uma alegria imensa olhar para trás e ver todo o caminho que Deus nos permitiu percorrer, no inesperado do Espírito Santo, cada dificuldade superada, como também, cada alegria que nos permitiu sorrir e bendizer a Deus juntos como “missionários do acolhimento restaurador”. Na verdade, só temos a agradecer ao Senhor por tantos benefícios em nosso favor!
E ao recordar os feitos do Senhor, a memória realça que muitos foram os momentos significativos de nossa caminhada nessas três décadas e que marcaram efetivamente nossa história, dos quais podemos sublinhar:
o chamado interior, a inspiração e o ato da fundação; nossa primeira casa; os primeiros tempos de muito amor e perseguição que foram, sem dúvida, alicerces da formação inicial e força geradora da unidade e da comunhão fraterna; a revelação das primeiras “sílabas” do carisma, vindas no quinto ano de fundação e que trouxeram para a comunidade novos caminhos de formação e reestruturação do nosso apostolado e das ações missionárias; os trabalhos de ação social iniciados com a evangelização através da distribuição de sopa nas ruas e que hoje se apresentam devidamente estruturados como “Casa de Maria”, que permite a evangelização através de um programa de promoção humana; também é fato digno de registro a excelência dos nossos Cursos de Formação Básica que tanto nos trouxeram crescimento espiritual e que tanto levou a muitas pessoas transformação de vida na descoberta da oração e partilha da Palavra de Deus;
O Decreto de Reconhecimento Canônico, em julho de 2008, com aprovação de nossos Estatutos, Regra e Constituições; a visita a Comunidade do querido e saudoso Monsenhor Jonas Abib na celebração do nosso aniversário de 15 anos; o tempo especial das vocações jovens e a realização dos Encontros Ieshuah para Juventude; os tempos de nossas missões no Canadá e em Portugal; a realização de Congressos a níveis Regional e Nacional; o reconhecimento de organismos nacionais e internacionais; as celebrações do nosso Jubileu de Prata em 2018, com o acolhimento da Santa Sé e a concessão do Ano Santo a Comunidade Santos Anjos, culminando com nossa peregrinação a Roma e o inesquecível encontro com o Papa Francisco.
“Mas o que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele me tem dado? Erguerei o cálice da Salvação, invocando o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo.” (Sl 116,12-19). Sim, “celebra tuas Festas, ó Comunidade Santos Anjos, mas cumpre teus votos”. (Cf. Na 2, 1)
E diante de todas essas maravilhas, nós, como Comunidade, queremos aprimorar nossa resposta como consagrados de maneira a sermos um grito firme e suave de louvor a Deus e de agradecimento a todos que cooperaram e que cooperam conosco, para que no testemunho de um só coração e uma só alma, a missão que nos foi confiada possa ser levada a termo a fim de que mais e mais pessoas conheçam Jesus Cristo e possam encontrá-lo e reconhecê-lo como Salvador e Senhor de suas vidas.
“E se o Senhor não estivesse conosco nessa caminhada, onde estaríamos nós?” (Cf. Sl 123,1-8) A Ele o louvor e a Glória para sempre!
Paulo Roberto Diniz
Fundador e Moderador Geral