“VINDE E VEDE” – Encontro Anual de Formação

Preparando o Coração para o Advento de Cristo.



O “Vinde e Vede”, como um Evento de Formação, tanto para os membros da Comunidade SANTOS ANJOS, bem como para todas as pessoas que venham a participar, tem como objetivo principal preparar um caminho de reflexão e orações dirigidas para que cada um de nós, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo, possa ter um “coração” para bem viver o Tempo do Advento. E isso através de um profundo mergulho na santa e rica Liturgia que nos oferece a Igreja, a fim de acolhermos, com maturidade espiritual, a grande Festa do Natal de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.

Nesse caminho que iremos percorrer, teremos a companhia de Maria Santíssima, grávida e já no tempo de dar à luz, guiada por Deus na pessoa de seu esposo São José. O caminho é longo e, segundo os mapas, Maria e José andaram de Nazaré a Belém cerca de 160 Km. Ela já com nove meses de gravidez, em cima de um jumento que serviu de carruagem para a Mãe Rainha e o Rei do Universo.

Essa viagem do casal de Nazaré teve como motivação ir à terra de Davi, diante da necessidade de atender a imposição do Decreto de César Augusto (Lc 2,1-5) que ordenou o recenseamento de toda a terra; de modo que todos devessem alistar-se, cada um na sua cidade. Com isso, foi Jesus no seio de Maria conduzido para nascer em Belém para que nesse ato as profecias fossem realizadas: (Mt 2,6) E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Mq 5,2).

Essa pequena apostila de exercícios servirá de itinerário de formação e motivador das orações com a Palavra de Deus, tendo como marco de reflexão as leituras das Escrituras apresentadas pela Igreja para os quatro domingos do Advento, de modo a auxiliar todos que estarão participando.

Nosso convite, então, através do “Vinde e Vede” é que façamos essa viagem permeando a riqueza das Escrituras nas quais devemos perseverar até o Natal do Senhor!

É bom lembrar que a viagem será de alegria e de sacrifícios, mas numa especial condição: o Senhor estará conosco!
Compartilhar: