Deus, em sua infinita sabedoria, distribui e derrama sobre nós os seus dons para que todo homem seja capacitado para uma vida unida a Ele através da santidade.
Portanto, cada dom age de forma específica na alma, levando-a à sua perfeição e restaurando a imagem de Deus em nós que foi perdida pelo pecado original. A vida no Espírito Santo é o que nos possibilita viver a cada dia o mais próximo possível da santidade que Deus sonhou para nós.
Para isso, um dos sete dons do Espírito Santo, cada vez mais necessário, é o dom da sabedoria.
Este dom é muitíssimo importante para nós hoje, pois é através dele que conseguimos enxergar a Cristo em cada circunstância em que vivemos.
Continue lendo e descubra a grande preciosidade que é o dom da Sabedoria para cada um de nós.
A palavra sabedoria vem do verbo latino “sapio” (saber, ter gosto, ter sabor de), ou seja, este dom revela para nós a essência de cada coisa criada por Deus. O próprio conhecimento da verdade, natural ao exercício da razão, que se baseia nas coisas e revelações divinas.
Portanto, aquele que possui o dom da sabedoria consegue distinguir, em sua essência, o que é de Deus e o que não é.
Logo, a sabedoria, para quem busca a santidade, torna-se extremamente necessária, pois a vida de santidade requer escolhas entre o bem e o mal, entre a vontade de Deus e a vontade humana.
E é isso que torna um homem santo: cumprir a vontade de Deus.
Dessa maneira, sem a sabedoria, é quase impossível distinguir o que vem do Coração de Deus para nos santificar e consequentemente santificar o outro, sendo possível cair na tentação de ceder aos apetites da carne.
“Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica. A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento.”
(Tg 3,14-17).
Através do dom da sabedoria, começamos a enxergar as coisas como elas são!
Logo, já não somos influenciados pelas nossas próprias paixões, ou nossas inclinações e vícios. Mas, através da sabedoria, somos conduzidos a escolher o que é agradável a Deus em cada momento da vida e crescer na vivência da fé.
A sabedoria é dom de Deus, logo quem a possui manifesta os seus frutos em seu jeito de pensar, de falar e de agir. Dessa forma, não se pode fingir ou fazer de conta que se tem a sabedoria, pois o sábio possui características próprias como nos ensina a palavra de Deus:
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria.” (Tg 3,13).
Dessa forma, nos mostra a própria palavra de Deus que os frutos da sabedoria são perceptíveis e muito necessários para que testemunhemos a ação do Espírito Santo em nós.
O dom da sabedoria deriva de uma intimidade com Deus que nos permite experimentá-lo juntamente a tudo que Ele criou.
Dessa forma, antes de mais nada, por meio desta intimidade com o Senhor, precisamos pedir o dom da sabedoria. Rogar a Deus que Ele nos conceda esse dom tão necessário em nossas vidas.
Diz as Sagradas Escrituras que não houve rei mais sábio que Salomão e foi a partir de uma súplica sincera a Deus que ele alcançou este dom: “O Senhor apareceu-lhe em sonhos em Gabaon durante a noite e disse-lhe: “Pede-me o que queres que eu te dê”
Salomão disse:
“Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal. Pois sem isso quem poderia julgar o vosso povo tão numeroso?” ( I Reis 3, 9).
Deus disse:
“Vou satisfazer o teu desejo. Eu te dou um coração tão sábio e inteligente como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti.” ( I Reis 3,11-12).
Dessa forma, faz-se necessário pedir o dom da Sabedoria, pois Deus deseja derramar em abundância os seus dons sobre cada um de seus filhos. Devemos também nos abrir a vivência da Vontade de Deus, quer seja elas agradáveis, ou exijam resignação da nossa parte.
Dessa maneira, experimentando e conhecendo o agir divino em todas as circunstâncias de nossa vida, vamos alcançando a sabedoria.
Vai algumas dicas de leituras?
Espiritualidade: o que significa para nós católicos?
Como viver movido pela ação do Espírito Santo?
O coração do homem sábio tem o “sabor de Deus”, e esse sabor é fruto da experiência com O Senhor.
Portanto, peçamos a cada dia que o Espírito Santo nos leve a experimentar mais e mais o Senhor para que nos assemelhemos a Ele em tudo aquilo que somos e em cada uma das nossas ações.
Peçamos também Àquela que é a sede da sabedoria, A Virgem Maria, que nos ensine a buscar e cultivar esse dom em nós.
Espírito Santo, dai-nos a Sabedoria!