Os 30 anos de uma pessoa geralmente representa a chegada a uma fase incrível da vida, repleta de descobertas e conquistas! É a fase da maturidade, a partir de então, assume-se com vigor a vida adulta!
Mas e quando falamos de celebrar os 30 anos da fundação de um carisma na Igreja?
O que são 30 anos perto da Igreja de Cristo, que há mais de 2 mil anos revela essa promessa, no momento em que é fundada por Jesus:
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mat 16,18).
Completar 30 anos de uma fundação pode parecer também pouco perto de ordens religiosas que completam mais de 800 anos de história, mas esse jovem carisma, que está completando o seu trigésimo aniversário, é a confirmação da promessa de Cristo de que “portas do inferno não prevalecerão!”
Isto porque o Espírito Santo de Deus conduz esse barco que é a Igreja, e suscita sempre novos carismas, em cada época, para que o povo de Deus seja evangelizado, para que se atualize no tempo e na história a experiência com o Cristo vivo e Ressuscitado.
Assim, um carisma nasce em resposta à necessidade de uma nova evangelização, com um novo ardor missionário, novos métodos e novas expressões, devido à necessidade de um povo, a diversos ambientes da sociedade, os católicos e não católicos.
Por isso, nasceu do Coração de Cristo, e manifestou-se há 30 anos atrás essa Nova Comunidade, esse carisma chamado Santos Anjos.
Para nós, vocação Santos Anjos, também é tempo de dar passos mais maduros, rumo sempre à vontade do Senhor que nos chamou.
E para celebrar essa data e entregar tudo novamente a Deus, reunimos em torno do altar, onde se atualiza o sacrifício de Cristo, para ofertar as nossas vidas em favor da evangelização, para o que a Igreja precisar de nós!
Quis a Providência Divina que essa celebração acontecesse também no dia em que celebramos os 75 anos natalícios do nosso fundador Paulo Roberto Botelho Diniz. Uma vida entregue e doada à Igreja e ao Carisma Santos Anjos!
E quem presidiu a Santa Missa foi o Padre Tadeu Domanski, SAC, palotino amigo de nossa Comunidade, que nos deu a graça de estarmos com Cristo, autor e senhor de toda essa obra!
Há tanto para celebrar e agradecer! Tanto o Senhor realizou em nós e por meio da nossa pequenez! Não é à toa que a nossa espiritualidade está intimamente ligada a A Anunciação do Anjo a Virgem Maria. Pois “o Senhor fez em nós maravilhas!” (Cf. Lc 1,46-54)
Também porque ainda somos 14 membros daqueles que iniciaram a Comunidade Santos Anjos juntamente com o fundador e a cofundadora!
E nas palavras de Paulo, nosso fundador, confirmamos a graça de completar 30 anos:
“Não celebramos apenas a existência de um carisma, de uma vocação no tecido eclesial da nossa Igreja, mas também a vida de cada membro e de cada pessoa que passou pela história da Comunidade e que a levou ao mundo e deixou entre nós a sua experiência de amor vivido e partilhado com os irmãos!”
Pedimos ao Senhor da Messe que nos envie mais operários, e que sejamos fiel ao chamado que Ele mesmo nos fez, para levarmos o seu amor e a sua misericórdia a todo aquele que Cristo desejar!
Que sejam mais 30, 60, 90 anos de uma história de amor com Nosso Senhor, a Virgem Maria, nossa Mãe, os Santos Anjos, nossos fiéis companheiros e intercessores, para assim cumprirmos em tudo a vontade de Cristo!